[AUDIOVISUAL] Todo processo criativo atravessa 3 principais etapas: ideia+execução +finalização assim como um projeto audiovisual, que a gente costuma chamar de: pré-produção+produção+pós-produção. O desafio da linguagem audiovisual é ser capaz de tirar a ideia da cabeça em forma de roteiro/storyboard/decupagem, avaliar a viabilidade, tomar decisões e produzir tudo que é necessário antes e durante as gravações, e por fim, reunir o material gravado pra finalizar na edição. Em todas as minhas turmas de cinema, eu dou 2 dicas básicas pra quem tá começando a experimentar essa linguagem: MELHOR FEITO QUE PERFEITO e MENOS É MAIS! Aprenda a fazer bem feito com algo simples e não espere a situação ideal pra fazer, só faça! Os erros te levarão aos acertos da próxima experimentação!
0 Comments
Você sabia que existe uma técnica de narrativa clássica para criar histórias básicas com início, meio e fim?! O teórico Joseph Campbell apresentou o conceito de monomito, às vezes chamado de "Jornada do Herói" e o termo apareceu pela primeira vez em 1949, no livro de Campbell, "O Herói de Mil Faces".
Campbell e outros acadêmicos, tais como Erich Neumann, descrevem as narrativas de Gautama Buddha, Moisés e Cristo em termos do monomito e Campbell afirma que mitos clássicos de muitas culturas seguem esse padrão básico. O padrão do monomito foi adotado também por George Lucas para a criação da saga Star Wars, por exemplo. Numa versão simplificada, basicamente escrever uma história clássica com início, meio e fim, é iniciar apresentando um personagem que tem algum objetivo, em seguida, o ponto chave da história, um obstáculo que impede o objetivo de ser cumprido se apresenta, para então vir a solução e o desfecho, sendo ele feliz ou não. Nas histórias de amor, geralmente em forma de dramas, o objetivo do casal é ficar junto e o obstáculo muitas vezes é uma outra pessoa ou toda uma família, ou pode ainda ser uma catástrofe como um naufrágio de navio ou um meteoro que caiu na Terra, além de guerras e doenças que separam o casal. Já nos filmes de ação, os obstáculos costumam ser os antagonistas, os vilões, e a solução sempre gira em torno de vencer o vilão, numa luta, terminando com a morte ou prisão do vilão. Independente do gênero, problemas e soluções se apresentam diante dos personagens e é isso que dá tanta graça de vivenciar uma boa história, seja nos filmes ou nos livros, teatro e voz dos contadores. Confira abaixo um esqueminha que sempre ajuda na hora de criar uma história do zero!! Você sabe quem foi Georges Méliès?! Neste documentário de curta duração realizado pelos meus alunos Vitor, Augusto e Gabriel Pardo para a Disciplina de Cinema da Escola da Ilha, em 2017, eles contam um pouquinho! =) Na quarta micro-aula de cinema, também de 60 segundos, feita em formato vertical para a IGTV do Instagram, apresento-lhes uma grande pioneira do cinema: Alice Guy Blachè! Veja neste link!
Ela foi uma das primeiras pessoas a criar curtas com pequenas narrativas, como 'A fada dos repolhos" (1896) e foi esquecida pela história. Recentemente o documentário "E a mulher criou Hollywood" (2016) de Clara e Julia Kupenberg resgatou as mulheres pioneiras, entre elas, a Alice! Quem inventou o cinema? E de qual cinema estamos falando?
Das imagens que ganham vida ou da experiência coletiva da sala escura? Essas e outras curiosidades foram respondidas nessa micro-aula de 60 segundos, feita em formato vertical para a IGTV do Instagram! Confira nesse link!! As aulas são filmadas e editadas exclusivamente em smartphone, minha especialidade!! Há 10 anos eu criei o Blog Cineducacao (www.cineducacao.blogspot.com) para compartilhar vivências e aproximações com o cinema em todos os contextos educativos que já atuei como professora e oficineira. De vez em quando ainda atualizo o blog com alguma nova experiência, mas tem sido menos frequente. Lá há depoimentos de aulas, dicas de filmes, materiais utilizados, reflexões e muito mais! Fica a dica para quem quer aprender um pouco mais sobre essa linda combinação entre Cinema e Educação! <3
E a segunda micro-aula de cinema conta um pouquinho de como surgiu o stop motion, que técnica é essa e se ele ainda é utilizado nas animações atuais! E a nossa primeira micro-aula, filmada e editada inteiramente em smartphone, apresenta um pouquinho sobre a composição de planos no cinema. Existe uma ordem clássica utilizada quando queremos transmitir visualmente a ideia da cena. Começamos com planos mais abertos, com foco mais descritivo, para então criar tensão e direcionar o olhar e emoções do espectador utilizando planos mais fechados, com foco mais dramático. Confira abaixo: |
AutorEterna e inquieta aprendiz! Profe e Oficineira de Cinema! Palestrante de Educação & Comunicação! Histórico
August 2020
Categorias |